facebook

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Motos e as infrações de trânsito

Há muito tempo no trânsito das grandes cidades vemos as motos cortando o trânsito pelo chamado "corredor", onde elas se arriscam passando entre duas fileiras de carros.

Embora, na minha modesta opinião o Art. 57 do código nacional de trânsito seja claro:
  • Art. 57:Os ciclomotores devem ser conduzidos pela direita da pista de rolamento, preferencialmente no centro da faixa mais à direita ou no bordo direito da pista sempre que não houver acostamento ou faixa própria a eles destinada, proibida a sua circulação nas vias de trânsito rápido e sobre as calçadas das vias urbanas.
As motos têm de andar na faixa, mais à direita da pista de rolamento. Existe quem discorde disso e até dê dicas para o pessoal andar no corredor:  aqui e aqui

Se a força da lei não fosse suficiente, por ano cerca de 18.000 motociclistas morrem em nossas cidades, grande parte  homens (87%), entre 18 e 24 anos (63%) e 85% conduzem motos até 125cc.

A verdade é que apesar de poupar vários minutos do motociclista, os carros, caminhões e ônibus,  principalmente, têm vários pontos cegos e não têm como avistar um motociclista o tempo inteiro.

Aí chego no segundo ponto. Muitos motociclistas, na ânsia por serem vistos no trânsito, têm adotado a prática de ligar o farol alto. Além de continuarem não sendo vistos nos pontos cegos, incomodar os outros motoristas (e motociclistas, inclusive), essa é uma infração do código de trânsito

Art. 224. Fazer uso do facho de luz alta dos faróis em vias providas de iluminação pública:


  • Infração - leve;
  • Penalidade - multa

Mas infelizmente aqui se prefere montar a indústria da multa e multar somente com radares.


Update 07/12 16:09: O Franco comentou lá embaixo que os ciclomotores são outra categoria de veículo com motores até 50cc e que a partir deste ano as motos podem andar no "corredor", desde que o trânsito esteja parado e velocidade máxima de 30km/h. Obrigado pelas informações, Franco

2 comentários:

  1. Pedro, ciclomotores não são motos. A categoria "ciclomotor" se refere a motonetas de até 50cc. Quanto à legislação específica para motos, ela antigamente era omissa quanto à possibilidade dos motociclistas circularem entre os carros. Mas, essa situação mudou este ano, agora as motos só podem andar entre os carros caso o trânsito esteja parado e, mesmo assim, estão limitadas a 30km/h independentemente da velocidade da via.

    ResponderExcluir
  2. Franco,

    obrigado pelos esclarecimentos. Vou atualizar o post.

    ResponderExcluir