facebook

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cuidados antes de pegar a estrada!

Todo fim de ano a história é a mesma: os meios de comunicação informam, lembram, avisam sobre os cuidados a se tomar com o carro antes e durante as viagens do feriadão de fim de ano, mas ao final a história sempre se repete: acidentes, mortes, familias chorando as perdas.

Então não custa nada eu fazer minha parte e também dar algumas valiosas dicas de segurança para quem vai pergar a estrada nesse natal.

Antes de mais nada, faça uma revisão dos principais itens de segurança do seu carro: freios (pastilhas, discos, tambores, fluido, tubulações), suspensão (molas, amortecedores, buchas, braços oscliantes, mesas, eixos, batentes), pneus, velas, filtro de ar, filtro de óleo, fluido do radiador tubulação de combustível, sistema de injeção, bateria e todo o sistema elétrico. Além da sua segurança, esses cuidados ajudam a evitar surpresas desagradáveis no trajeto, como um super aquecimento.

Disco de freio gasto

Além dos cuidados com o veículo, na hora de pegar a estrada devemos ter muito cuidado com a nossa direção. Nunca pegar a estrada se não estiver em condições plenas de dirigir: estando alcoolizado, com sono, sob efeito de remédios. O foco deve ser total na direção: sem DVDs na frente, evitar música alta, etc.

Respeitar a sinalização é fundamental: os limites de velocidade, os pontos de ultrapassagem (que deve sempre ser feita com máxima segurança e espaço), os avisos da via.

E por último, mas nem de longe menos importante, cuidados com os outros veículos, praticando sempre a direção defensiva (quantas vezes já vi acidentes em que um dos envolvidos andava certo e se envolveu por causa da irresponsabilidade alheia).

No mais boas festas a todos, um ótimo ano e se cuidem por essas estradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário