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quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Como funciona o Ford Fusion Hybrid


No salão do automóvel, um dos grandes destaques dentre todos os lançamento foi sem dúvida o Ford Fusion Hybrid. Tanto pelo lançamento em si, quanto pela economia de combustível, esse era um carro esperado e tido por muitos como necessário para iniciar a nossa conscientização por carros mais eficientes e econômicos.

Ele chega por R$133.900 (sem nenhum incentivo do governo para subsidiar sua importação), sua tecnologia ainda é cara e, pensando financeiramente, dificilmente o seu feliz proprietário economizará os mais de R$40.000,00 da versão somente com o motor a combustão, só pela economia de combustível.

Mas como funciona esta tecnologia? O que a faz ser revolucionária e mais acessível e confiável que os carros somente elétricos? Como ele consegue até 41MPG (17 km/l) com um motor 2.5 litros e 158cv?

O principal segredo está na utilização de um motor elétrico, que funciona solitário até o veículo alcançar 75 km/h. Para o Fusion é usado um motor com potência máxima de 107cv e 22,94 kgf.m (divulgado pela Quatro Rodas, o site da Ford americana só divulga a potência da bateria (que será maior que a potência do motor) de 35 hp). O motor de corrente alternada, funciona a 275 V e alimentado pela energia recuperada pelo sistema de freio regenerativo. A partir dessa velocidade o motor a combustão entra em ação e o elétrico só volta a funcionar em altas rotações, dando força extra para o veículo em estradas.

O Fusion conta ainda com outros atributos para sua economia, como o câmbio CVT eletrônico, ajustado para maior economia possível.

Então, enquanto os carros elétricos, a hidrogênio ou com outra forma de propulsão não poluente não se popularizam, os carros híbridos são excelentes opções para economizar em combustível e poluir menos o meio ambiente. Eu ficaria muito feliz em ver uma solução dessas em um veículo de menor cilindrada, num preço mais acessível..

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