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quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Como enfrentar um quebra-molas


Reparando nos bairros da cidade, muitas vezes vemos um belo carro popular passando por um quebra-molas "de lado" e me pergunto, qual o intuito?

Entendo que muitas vezes os quebra-molas não são padronizados, cada um de uma altura e comprimento, o que pode deixar aquele motorista que nunca passou por aquela rua receoso quanto ao seu carro encostar alguma parte no chão.

O que poucos sabem é que isso pode ser muito maléfico para o pavimento, sistema de suspensão e outros componentes do veículo. A carroceria e suspensão do carro é projetada para, na maior parte do tempo, suportar esforços próximos à simetria longitudinal (esforços do lado direito de magnitude próximas aos do lado esquerdo).

Quando passamos de lado em um quebra-molas, estamos expondo o carro a esforços desnecessários e acelerando desgaste das juntas de porta, fixações na carroceria e conjunto de suspensão.

Então, no próximo quebra-molas, passe com as duas rodas do mesmo eixo juntas.

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