facebook

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Diferenças entre escapamentos originais e de reposição

Quase todo mundo já passou por essa situação: escapamento furado, quebrado. E na hora de trocar, na concessionária o conjunto tem preços exorbitantes e tantas lojas espalhadas pela cidade, com tantos modelos, marcas, tipos diferentes. Qual a diferença entre eles?

O original de fábrica


Na maioria dos casos, os carros saem de fábrica com tubulações em aço inox (AISI 409, 439, 441) e nos silenciadores duas folhas também de aço inox.

Além do material nobre, internamente os silenciadores têm câmaras, tubos furados, ressoadores e telas, que têm a função de, efetivamente, diminuir os ruídos provenientes do motor


Tudo isso deixa o componente bem mais caro e, na maioria das vezes, só é comprado pelas montadoras e, alguns, repassados para as concessionárias para reposição.

O mercado de reposição


Nesse nicho temos duas situações: Alguns fabricantes de escapamento fornecem tanto para as montadoras quanto para o mercado de reposição. Nesse caso, há somente uma troca de materiais por outros menos nobres (aço aluminizado ou galvanizado), além da retirada de alguns componentes internos dos silenciadores, como os ressoadores.

Já para fabricantes menores, há um processo de engenharia reversa, onde podem copiar o caminho dos tubos dos modelos originais (para que não bata no assoalho), também com materiais menos nobres.

Como fazer o escapamento durar mais?


O principal meio de corrosão da tubulação e silenciadores é quando a água resultante do processo de combustão condensa e se acumula, acelerando o processo de  oxidação do aço (sim, aço inox oxida). Para evitar isso seguem algumas dicas simples:

  • Não rodar poucos quilômetros, principalmente com o carro frio: essa é a situação mais perigosa
  • Se não for possível rodar muito de uma única vez, evitar abastecer com etanol, pois este gera mais água na combustão
  • Usar combustíveis de qualidade
  • Evitar que o catalisador se entupa
  • Checar sempre a calibração do motor
Com isso seu escapamento vai durar muito mais.

Fabricantes:

4 comentários:

  1. O link do NA na barra lateral está errado. Abs

    ResponderExcluir
  2. Qual a melhos para uno, pois comprei um só durou um ano e furo .

    ResponderExcluir
  3. Silencioso traseiro do Corsa Wang quau a marca boa para mim usar

    ResponderExcluir