facebook

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Mito Nº2 - Tirar o catalisador aumenta a potência do carro?

Muitas vezes já ouvi pessoas dizendo que iriam tirar o catalisador (algumas vezes novos) de seus carros, alegando que aumenta a potência do carro. Isso é verdade?

Antes de tudo, o que é o catalisador?

Catalisadores são substâncias utilizadas para diminuir a energia necessária em uma reação química (energia de ativação) e não são consumidos durante a reação. ou seja, não participam da reação química.

E no carro? O motor emite gases nocivos como óxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), e vapores de combustível não queimados, que são extramente tóxicos para humanos. As substâncias que são usadas como catalisadores são metais preciosos (Ródio, Paládio e Platina) que serão responsáveis por transformar as substâncias tóxicas em substâncias não tóxicas (N2, CO2, H2O). Esses metais têm um preço bastante elevado, encarecendo assim o componente.




E no carro existem duas disposições para o componente: a mais antiga embaixo do pavimento, próximo ao comando câmbio e a mais atual (devido a requerimentos de legislação, principalmente para os momentos em que o motor ainda está frio), próximo ao motor.

A adoção de catalisadores no escapamento realmente tende a aumentar a resistência do sistema, "freando" o motor, mas que durante a fase de projeto do sistema são escolhido diversos fatores para minimizar essa resistência como o diâmetro externo do catalisador, a quantidade e densidade de células, de modo a tornar insignificante essa perda.

Ainda é relatado melhoras acústicas do sistema de escapamento.

Ou seja, andando com catalisadores sem entupimentos não irão diminuir o desempenho do seu carro, além de diminuir os ruídos internos e contribuir (e muito) para uma melhor qualidade do ar.

A animação é do site da Umicore, que adere os metais nobres na cerâmica. UMICORE
Outros fabricantes: BOSCHJohnson Matthey

Nenhum comentário:

Postar um comentário