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quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O impacto do novo Uno no mercado


Em maio desse ano o mercado recebeu a reestilização do velho Uno (embora seja um carro totalmente novo) com o intuito de encostar e até ameaçar a liderança do VW Gol e, para a marca, distanciar ainda mais do concorrente alemão. A Fiat usou a mesma estratégia usada pela Volks em 2008 com o Gol: fazer um carro todo novo e utilizar um nome reconhecido no mercado, alavancando as vendas e unificando no índice de emplacamentos da Fenabrave (Federação Nacional da distribuição de veículos Automotores).

Hoje, quase seis meses depois do lançamento, o ar de novo do veículo italiano já está passando e o objetivo da Fiat foi alcançado?

Para conseguir essa resposta, vasculhei bastante os informativos da Fenabrave desse ano e pude tirar algumas conclusões.
Participação mercado automóveis (Fiat x VW)


O gráfico mostra como a partir de maio a marca Fiat saltou em participação no mercado de veículos leves (desconsiderando os comerciais), esse grande fôlego se manteve até agosto, culminando na perda da liderança deste mercado em outubro. Ou seja, para a montadora como um todo, o novo Uno gerou um grande impulso na participação de mercado dos italianos no meio do ano, mas esse nível está voltando ao normal.

Mas essa não é a única análise a ser feita. Focando um pouco mais a lupa, vamos comparar as vendas de Uno e Gol durante o ano.

Comparativo Vendas Gol e Uno

Aqui conseguimos notar que o boom de vendas do Uno não perdeu fôlego como a participação da Fiat no mercado, ao contrário, continuou bastante forte e com tendência de alta, mas é possível perceber que as ações da Volkswagen nesse fim de ano têm dado certo (feirões, promoções, etc), dando esse pico em novembro.

Essa briga ainda vai ficar muito boa, pois no balanço parcial da Fenabrave para Dezembro o Gol vendeu até o dia 15 14.855 unidades e menos de 60 unidades atrás está o carrinho italiano com 14.793 unidades. Portanto, o Novo Uno realmente deixou a Fiat muito próxima do Gol, o que faz com que esse objetivo da montadora tenha sido alcançado e no acumulado do ano de automóveis e comerciais leves a Fiat já abra quase 2% de vantagem. Vamos ver essa briga no ano que vem.

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