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quarta-feira, 28 de março de 2012

Motos e farol alto

Nos primórdios deste blog, fiz um post sobre as motos e as infrações de trânsito e dei uma pequena pincelada sobre o uso de farol alto (que definitivamente não são as únicas a utilizarem deliberadamente este recurso). Mas resolvi voltar a este assunto porquê além de cada dia mais percebo um percentual maior de motos usando o farol alto, principalmente durante o dia (lembrando que isso não é um dado estatístico, apenas a minha percepção durante meus trajetos).

No vídeo acima, postado no CanalAntiFe no youtube, ele defende muito o uso do farol por todos os veículos durante todo o dia em qualquer condição, o que de fato aumentaria a percepção mutua por todos os veículos. Mas tem um ponto que é bastante discutível que aos 1:02 ele incentiva a usar a luz alta. Depois de uma pequena discussão nos comentários o dono do canal me solta um "infelizmente não dá pra agradar todo mundo" e deu a discussão por encerrada.

Então quero elucidar um pouco mais essa questão e dar um enfoque mais técnico em porquê o farol alto atrapalha os outros motoristas e é ruim para convivência pacífica no trânsito.

Primeiramente, a legislação brasileira é bem restritiva ao uso do farol alto.

Art. 223. Transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor:
         Infração - grave;
         Penalidade - multa;
         Medida administrativa - retenção do veículo para regularização.

Art. 224. Fazer uso do facho de luz alta dos faróis em vias providas de iluminação pública:
        Infração - leve;
        Penalidade - multa.

Ou seja, todos os veículos têm de trafegar com seus faróis regulados, sem atrapalhar os outros motoristas e o uso contínuo do farol alto só é permitido em vias sem iluminação pública. Mas essa proibição é apenas chatura? Tem algum fundamento técnico? Não! Sim! E é isso que vou tentar explicar.


O que é a luz? A luz é uma onda eletromagnética que, para nosso estudo se encontra dentro do espectro visível para o olho humano. Dentro do espectro eletromagnético, a luz visível tem comprimentos de onda entre aproximadamente 400 e 800 nanômetros (frequência entre 400 e 480 THz para o vermelho e entre 715 e 800 THz para o violeta).



Algumas propriedades da luz são a velocidade de 300.000 km/s, viaja em linha reta e aplicabilidade da lei da reflexão em que o ângulo de incidência é igual ao ângulo refletido, com relação à normal a superfície


O farol do veículo é uma superfície complexa construída em superfície côncava com diferentes raios de forma que o facho refletido tenha um desenho particular.

A denominação de farol alto e baixo é referente ao direcionamento do facho principal. no primeiro caso é um facho mais disperso e direcionado a um ângulo mais alto, quando comparado com o farol baixo, que é mais concentrado e direcionado principalmente pra baixo.


O desenho acima mostra esquematicamente um corte longitudinal no farol com o farol baixo aceso e identifica bem o facho principal (Light (road)) e os fachos secundários que vão para o chão (Dispersed light) e que chegarão aos olhos dos outros motoristas (Dark (oncomming drivers' eyes)).

Esse facho refletido para os olhos dos outros motoristas é parte da homologação dos veículos nos órgãos competentes dos diversos países, ou seja a intensidade luminosa nessa região é controlada para que o veículo seja percebido pelos outros e não atrapalhe a visão dos outros motoristas.

Facho principal do farol baixo


Já no farol alto, como o facho é mais disperso e deveria ser apenas usado em estradas sem iluminação tem um alcance do facho principal aproximadamente duas maior e tem de iluminar a lateral da rodovia a intensidade luminosa que chega aos olhos dos outros motoristas, durante o dia ou a noite, ultrapassa o limiar do incômodo e por isso não deve ser usado deliberadamente.

Facho principal do farol alto
Na região da visão do outro motorista (seja pelo retrovisor ou vindo pela pista contrária) a intensidade luminosa (medida em potência por área [W/m²]) que vem pelo farol baixo é um fator de projeto para para que o veículo que emite a luz seja visto, percebido, sem no entanto incomodar os outros motoristas. Já utilizando o farol alto essa intensidade luminosa é muito mais alta e incomodará os outros motoristas seja durante o dia ou a noite, seja o veículo emitente um carro, moto ou caminhão, por que o objetivo do farol alto é o aumento do alcance do mesmo e não tem o compromisso de não incomodar os outros motoristas.

Por último, mas com toda certeza não menos importante, quem dirige com o farol alto tem um argumento de que o fazem para aumentar sua própria segurança. Isso não é verdade, visto que no projeto do farol a intensidade do facho na área de visão dos outros motoristas têm de garantir que o veículo emitente seja visto em qualquer condição de iluminação.

Por esses motivos é proibido usar farol alto deliberadamente. Espero que fique claro e contribua para um trânsito mais gentil e onde todos possam se respeitar.