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sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz Ano novo



O Mitos e Autos deseja a todos vocês um feliz e próspero ano novo, cheio de realizações.

Ano que vem teremos mais postagens e mitos! Abraços!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O impacto do novo Uno no mercado


Em maio desse ano o mercado recebeu a reestilização do velho Uno (embora seja um carro totalmente novo) com o intuito de encostar e até ameaçar a liderança do VW Gol e, para a marca, distanciar ainda mais do concorrente alemão. A Fiat usou a mesma estratégia usada pela Volks em 2008 com o Gol: fazer um carro todo novo e utilizar um nome reconhecido no mercado, alavancando as vendas e unificando no índice de emplacamentos da Fenabrave (Federação Nacional da distribuição de veículos Automotores).

Hoje, quase seis meses depois do lançamento, o ar de novo do veículo italiano já está passando e o objetivo da Fiat foi alcançado?

Para conseguir essa resposta, vasculhei bastante os informativos da Fenabrave desse ano e pude tirar algumas conclusões.
Participação mercado automóveis (Fiat x VW)


O gráfico mostra como a partir de maio a marca Fiat saltou em participação no mercado de veículos leves (desconsiderando os comerciais), esse grande fôlego se manteve até agosto, culminando na perda da liderança deste mercado em outubro. Ou seja, para a montadora como um todo, o novo Uno gerou um grande impulso na participação de mercado dos italianos no meio do ano, mas esse nível está voltando ao normal.

Mas essa não é a única análise a ser feita. Focando um pouco mais a lupa, vamos comparar as vendas de Uno e Gol durante o ano.

Comparativo Vendas Gol e Uno

Aqui conseguimos notar que o boom de vendas do Uno não perdeu fôlego como a participação da Fiat no mercado, ao contrário, continuou bastante forte e com tendência de alta, mas é possível perceber que as ações da Volkswagen nesse fim de ano têm dado certo (feirões, promoções, etc), dando esse pico em novembro.

Essa briga ainda vai ficar muito boa, pois no balanço parcial da Fenabrave para Dezembro o Gol vendeu até o dia 15 14.855 unidades e menos de 60 unidades atrás está o carrinho italiano com 14.793 unidades. Portanto, o Novo Uno realmente deixou a Fiat muito próxima do Gol, o que faz com que esse objetivo da montadora tenha sido alcançado e no acumulado do ano de automóveis e comerciais leves a Fiat já abra quase 2% de vantagem. Vamos ver essa briga no ano que vem.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cuidados antes de pegar a estrada!

Todo fim de ano a história é a mesma: os meios de comunicação informam, lembram, avisam sobre os cuidados a se tomar com o carro antes e durante as viagens do feriadão de fim de ano, mas ao final a história sempre se repete: acidentes, mortes, familias chorando as perdas.

Então não custa nada eu fazer minha parte e também dar algumas valiosas dicas de segurança para quem vai pergar a estrada nesse natal.

Antes de mais nada, faça uma revisão dos principais itens de segurança do seu carro: freios (pastilhas, discos, tambores, fluido, tubulações), suspensão (molas, amortecedores, buchas, braços oscliantes, mesas, eixos, batentes), pneus, velas, filtro de ar, filtro de óleo, fluido do radiador tubulação de combustível, sistema de injeção, bateria e todo o sistema elétrico. Além da sua segurança, esses cuidados ajudam a evitar surpresas desagradáveis no trajeto, como um super aquecimento.

Disco de freio gasto

Além dos cuidados com o veículo, na hora de pegar a estrada devemos ter muito cuidado com a nossa direção. Nunca pegar a estrada se não estiver em condições plenas de dirigir: estando alcoolizado, com sono, sob efeito de remédios. O foco deve ser total na direção: sem DVDs na frente, evitar música alta, etc.

Respeitar a sinalização é fundamental: os limites de velocidade, os pontos de ultrapassagem (que deve sempre ser feita com máxima segurança e espaço), os avisos da via.

E por último, mas nem de longe menos importante, cuidados com os outros veículos, praticando sempre a direção defensiva (quantas vezes já vi acidentes em que um dos envolvidos andava certo e se envolveu por causa da irresponsabilidade alheia).

No mais boas festas a todos, um ótimo ano e se cuidem por essas estradas.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Como funciona o Ford Fusion Hybrid


No salão do automóvel, um dos grandes destaques dentre todos os lançamento foi sem dúvida o Ford Fusion Hybrid. Tanto pelo lançamento em si, quanto pela economia de combustível, esse era um carro esperado e tido por muitos como necessário para iniciar a nossa conscientização por carros mais eficientes e econômicos.

Ele chega por R$133.900 (sem nenhum incentivo do governo para subsidiar sua importação), sua tecnologia ainda é cara e, pensando financeiramente, dificilmente o seu feliz proprietário economizará os mais de R$40.000,00 da versão somente com o motor a combustão, só pela economia de combustível.

Mas como funciona esta tecnologia? O que a faz ser revolucionária e mais acessível e confiável que os carros somente elétricos? Como ele consegue até 41MPG (17 km/l) com um motor 2.5 litros e 158cv?

O principal segredo está na utilização de um motor elétrico, que funciona solitário até o veículo alcançar 75 km/h. Para o Fusion é usado um motor com potência máxima de 107cv e 22,94 kgf.m (divulgado pela Quatro Rodas, o site da Ford americana só divulga a potência da bateria (que será maior que a potência do motor) de 35 hp). O motor de corrente alternada, funciona a 275 V e alimentado pela energia recuperada pelo sistema de freio regenerativo. A partir dessa velocidade o motor a combustão entra em ação e o elétrico só volta a funcionar em altas rotações, dando força extra para o veículo em estradas.

O Fusion conta ainda com outros atributos para sua economia, como o câmbio CVT eletrônico, ajustado para maior economia possível.

Então, enquanto os carros elétricos, a hidrogênio ou com outra forma de propulsão não poluente não se popularizam, os carros híbridos são excelentes opções para economizar em combustível e poluir menos o meio ambiente. Eu ficaria muito feliz em ver uma solução dessas em um veículo de menor cilindrada, num preço mais acessível..

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Como enfrentar um quebra-molas


Reparando nos bairros da cidade, muitas vezes vemos um belo carro popular passando por um quebra-molas "de lado" e me pergunto, qual o intuito?

Entendo que muitas vezes os quebra-molas não são padronizados, cada um de uma altura e comprimento, o que pode deixar aquele motorista que nunca passou por aquela rua receoso quanto ao seu carro encostar alguma parte no chão.

O que poucos sabem é que isso pode ser muito maléfico para o pavimento, sistema de suspensão e outros componentes do veículo. A carroceria e suspensão do carro é projetada para, na maior parte do tempo, suportar esforços próximos à simetria longitudinal (esforços do lado direito de magnitude próximas aos do lado esquerdo).

Quando passamos de lado em um quebra-molas, estamos expondo o carro a esforços desnecessários e acelerando desgaste das juntas de porta, fixações na carroceria e conjunto de suspensão.

Então, no próximo quebra-molas, passe com as duas rodas do mesmo eixo juntas.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Quando o álcool passa de 70% do preço da gasolina deixa de ser atrativo mesmo?

Desde que os carros bicombustíveis (chamados FLEX) começaram a ser produzidos aqui no Brasil muito se diz sobre a vantagem econômica do etanol sobre a gasolina, até quando ela vale.

Muitos meios divulgam como padrão que esta marca divisória são os famosos 70%, ou seja, quando o etanol ultrapassar 70% do valor do litro da gasolina esse já não compensa mais. Em alguns municípios já existem leis obrigando os postos a informarem a relação entre o preço do etanol e da gasolina. Mas será que esse número mágico de 70% vale para todos os carros? Não


Infelizmente essa proporção adotada não é o padrão seguido por todos os carros. E como exemplo vou usar o meu carro (Punto 1.4)

Consumo Cidade Etanol: 6,7 km/l
Consumo Cidade Gasolina: 8,5 km/l
Relação: 78,8%

Consumo Estrada Etanol: 8,9 km/l
Consumo Estrada Gasolina: 11,5 km/l
Relação: 77,4%

Ou seja, no caso do meu carro, com o preço da gasolina em média a R$2,399 (preço de Belo Horizonte), a gasolina só compensa depois que o valor do litro do biocombustível passar de R$1,85.

Meu carro não é o único. No geral, a relação entre os consumos gira em torno de 73%, mas existem casos distoantes com um Palio Weekend 1.3 2005 que essa relação passava fácil dos 80%.

Portanto, saindo do lugar comum: pra ver a relação do seu carro divida o consumo no etanol pelo consumo na gasolina e multiplique pelo preço da gasolina. Se o preço do derivado de cana for superior a esse valor, vá de gasolina!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Diferenças entre escapamentos originais e de reposição

Quase todo mundo já passou por essa situação: escapamento furado, quebrado. E na hora de trocar, na concessionária o conjunto tem preços exorbitantes e tantas lojas espalhadas pela cidade, com tantos modelos, marcas, tipos diferentes. Qual a diferença entre eles?

O original de fábrica


Na maioria dos casos, os carros saem de fábrica com tubulações em aço inox (AISI 409, 439, 441) e nos silenciadores duas folhas também de aço inox.

Além do material nobre, internamente os silenciadores têm câmaras, tubos furados, ressoadores e telas, que têm a função de, efetivamente, diminuir os ruídos provenientes do motor


Tudo isso deixa o componente bem mais caro e, na maioria das vezes, só é comprado pelas montadoras e, alguns, repassados para as concessionárias para reposição.

O mercado de reposição


Nesse nicho temos duas situações: Alguns fabricantes de escapamento fornecem tanto para as montadoras quanto para o mercado de reposição. Nesse caso, há somente uma troca de materiais por outros menos nobres (aço aluminizado ou galvanizado), além da retirada de alguns componentes internos dos silenciadores, como os ressoadores.

Já para fabricantes menores, há um processo de engenharia reversa, onde podem copiar o caminho dos tubos dos modelos originais (para que não bata no assoalho), também com materiais menos nobres.

Como fazer o escapamento durar mais?


O principal meio de corrosão da tubulação e silenciadores é quando a água resultante do processo de combustão condensa e se acumula, acelerando o processo de  oxidação do aço (sim, aço inox oxida). Para evitar isso seguem algumas dicas simples:

  • Não rodar poucos quilômetros, principalmente com o carro frio: essa é a situação mais perigosa
  • Se não for possível rodar muito de uma única vez, evitar abastecer com etanol, pois este gera mais água na combustão
  • Usar combustíveis de qualidade
  • Evitar que o catalisador se entupa
  • Checar sempre a calibração do motor
Com isso seu escapamento vai durar muito mais.

Fabricantes:

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Chevrolet Montana

A Chevrolet está dando tudo de si para o seu crescimento e fortalecimento no mercado nacional. Prova disso é o recente lançamento da nova geração da sua pick-up Montana.


O lançamento vem na onda das recém-lançadas VW Saveiro e Peugeot Hoggar e da Fiat Strada, que acaba de ganhar os novos motores e-TORQ. O novo design traz a conhecida e polêmica frente do Agile não tirou os apoios de pé para entrada na caçamba, da versão anterior. Falando em caçamba, esta tem 1.100 L de capacidade e 758kg de capacidade de carga (sem ar-condicionado).



O interior é o mesmo do Agile, com painel de instrumentos azul e ponteiros que se escondem quando a chave é desligada, além do mostrador digital do sistema de ventilação (só o mostrador, a caixa permanece mecânica). O banco do motorista conta com regulagem de altura.


A Montana LS parte de R$31.990,00 e a Sport de R$44.040,00

As fotos são do site da Chevrolet

Chevrolet Camaro

Recentemente, a Chevrolet trouxe para o mercado nacional a sua lenda norte-americana: o Camaro.

Carro com design esportivo e arrojado de linhas agressivas, tecnologia e um belo trem de força 6.2 litros, capazes de gerar 406 cv a 5900 rpm e um senhor torque de 56,7kgf.m a 4200 rpm. Tanto torque é capaz de acelerar esse carro de quase 1.800kg (informação só disponível no site americano) da imobilidade até 100 km/h em menos de 5 segundos


Por todo esse requinte a Chevrolet pede altos R$185.000,00. Altos porque por mais que eu quisesse o carro mais caro consegui montar no site americano passou pouco dos US$47.000,00 ou algo próximo a R$83.000,00.


As fotos são da Quatro Rodas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Eleição do Melhor carro do Brasil - Já votou?



Vários Blogs especializados em notícias automotivas se uniram para fazer uma eleição do melhor carro do Brasil.

São várias categorias e você deve indicar o melhor na sua opinião.

Vote clicando no link ao lado: O Melhor Carro do Brasil

Mito Nº2 - Tirar o catalisador aumenta a potência do carro?

Muitas vezes já ouvi pessoas dizendo que iriam tirar o catalisador (algumas vezes novos) de seus carros, alegando que aumenta a potência do carro. Isso é verdade?

Antes de tudo, o que é o catalisador?

Catalisadores são substâncias utilizadas para diminuir a energia necessária em uma reação química (energia de ativação) e não são consumidos durante a reação. ou seja, não participam da reação química.

E no carro? O motor emite gases nocivos como óxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), e vapores de combustível não queimados, que são extramente tóxicos para humanos. As substâncias que são usadas como catalisadores são metais preciosos (Ródio, Paládio e Platina) que serão responsáveis por transformar as substâncias tóxicas em substâncias não tóxicas (N2, CO2, H2O). Esses metais têm um preço bastante elevado, encarecendo assim o componente.




E no carro existem duas disposições para o componente: a mais antiga embaixo do pavimento, próximo ao comando câmbio e a mais atual (devido a requerimentos de legislação, principalmente para os momentos em que o motor ainda está frio), próximo ao motor.

A adoção de catalisadores no escapamento realmente tende a aumentar a resistência do sistema, "freando" o motor, mas que durante a fase de projeto do sistema são escolhido diversos fatores para minimizar essa resistência como o diâmetro externo do catalisador, a quantidade e densidade de células, de modo a tornar insignificante essa perda.

Ainda é relatado melhoras acústicas do sistema de escapamento.

Ou seja, andando com catalisadores sem entupimentos não irão diminuir o desempenho do seu carro, além de diminuir os ruídos internos e contribuir (e muito) para uma melhor qualidade do ar.

A animação é do site da Umicore, que adere os metais nobres na cerâmica. UMICORE
Outros fabricantes: BOSCHJohnson Matthey

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Lançamento Fiat Bravo

No último dia 25/11 a Fiat apresentou no Rio de Janeiro o Fiat Bravo. O Hatch médio chega para esquentar a briga em um segmento com concorrentes de peso, como Hiunday i30, Ford Focus, Nissan Tiida, Peugeot 307.



A Fiat aposta no design moderno (condizente com o da matriz europeia, que sofreu pequenas reestilizações feitas este ano), no bom e chamativo design interno, espaço para pessoas e bagagem.


Com relação ao irmão mais velho, Stilo (que não será aposentado, pelo menos por enquanto), o Bravo cresceu. No comprimento 83mm, na largura 36mm, e o porta-malas em 20 L, essas medidas são respectivamente: 4.336mm, 1792mm e 400L no irmão mais novo. O entre-eixos dos dois é igual (2600mm) porque ambos dividem o mesmo pavimento.

Ele vem bem completo desde sua versão básica, que conta com air-bag duplo (ABS é opcional para a versão Essence), ar-condicionado manual (para a Absolut é o Dual Temp digital), direção elétrica com dois programas de condução, freio a disco nas 4 rodas, gancho para cadeirinha (Isofix), rodas 16", saída do ar-condicionado para o banco traseiro.

Dentre os muitos opcionais, o veículo tem os inéditos kneebag, bolsa de ar para proteger o joelho do motorista ; sensor de estacionamento dianteiro, rebatimento dos retrovisores e o rádio NAV que conta com uma tela de 6,5 polegadas para exibição de mapas e informações do pen drive da porta USB


O veículo vem equipado com o motor 1.8 e-TORQ ou 1.4 T-JET com função overbooster, que aumenta o torque entregue pelo conjunto de 21,1kgf.m para 23 kgf.m e deixa a direção mais firme (embora esta versão ainda nao esteja disponível para ser montada no site da Fiat)



Os preços vão de R$55.200,00 para a versão Essence, com câmbio mecânico até R$ 65.200, para a versão  Absolut, com o câmbio automatizado Dualogic, podendo chegar até R$78727,00, com todos os opcionais. A versão T-Jet, embora ainda não tenha sido disponibilizada para configuração no site da montadora, teve o preço "básico" divulgado de R$67.700,00

As fotos são do site da revista Quatro Rodas.

Motos e as infrações de trânsito

Há muito tempo no trânsito das grandes cidades vemos as motos cortando o trânsito pelo chamado "corredor", onde elas se arriscam passando entre duas fileiras de carros.

Embora, na minha modesta opinião o Art. 57 do código nacional de trânsito seja claro:
  • Art. 57:Os ciclomotores devem ser conduzidos pela direita da pista de rolamento, preferencialmente no centro da faixa mais à direita ou no bordo direito da pista sempre que não houver acostamento ou faixa própria a eles destinada, proibida a sua circulação nas vias de trânsito rápido e sobre as calçadas das vias urbanas.
As motos têm de andar na faixa, mais à direita da pista de rolamento. Existe quem discorde disso e até dê dicas para o pessoal andar no corredor:  aqui e aqui

Se a força da lei não fosse suficiente, por ano cerca de 18.000 motociclistas morrem em nossas cidades, grande parte  homens (87%), entre 18 e 24 anos (63%) e 85% conduzem motos até 125cc.

A verdade é que apesar de poupar vários minutos do motociclista, os carros, caminhões e ônibus,  principalmente, têm vários pontos cegos e não têm como avistar um motociclista o tempo inteiro.

Aí chego no segundo ponto. Muitos motociclistas, na ânsia por serem vistos no trânsito, têm adotado a prática de ligar o farol alto. Além de continuarem não sendo vistos nos pontos cegos, incomodar os outros motoristas (e motociclistas, inclusive), essa é uma infração do código de trânsito

Art. 224. Fazer uso do facho de luz alta dos faróis em vias providas de iluminação pública:


  • Infração - leve;
  • Penalidade - multa

Mas infelizmente aqui se prefere montar a indústria da multa e multar somente com radares.


Update 07/12 16:09: O Franco comentou lá embaixo que os ciclomotores são outra categoria de veículo com motores até 50cc e que a partir deste ano as motos podem andar no "corredor", desde que o trânsito esteja parado e velocidade máxima de 30km/h. Obrigado pelas informações, Franco